Edificação do memorial à Nossa Senhora Virgem do Pilar.

Esta obra erigida junto à igreja paroquial de S. Tiago Maior de Lustosa é inspirada na devoção da “Virgem del Pilar de Zaragoça”. Escultura em granito amarelo de Mondim com 12,5 metros de altura e  3,50x3,50 metros de largura, estrutura dividida em oito blocos de granito, pedras trabalhadas com escultura em alto relevo. A escultura de São Tiago tem 1.50cm de altura e a imagem de nossa senhora com 2.50cm de altura.

A obra é da autoria do escultor José Carlos Nogueira Coelho de Carvalhosa, Paços de Ferreira.

É uma obra de arte que pretende ser um meio de evangelização, pelos pormenores que apresenta, com o nome dos párocos com a sua entrada na paróquia, desde 1174 até ao meu antecessor. Apresenta as duas principais orações do povo de Deus, o Pai-Nosso e Avé Maria. O símbolo do padroeiro, S. Tiago e o brasão da Freguesia de Lustosa. Ergue-se uma coluna em forma de quatro braços e respectivas mãos, significando as fraquezas da humanidade que pede auxílio e força a nossa senhora, como o fez São Tiago no momento de suas fraquezas. Mas a imagem lá no alto é também um convite a erguermos os olhos aos céus e louvarmos e contemplarmos o nosso Salvador, Jesus Cristo, ao colo de sua Mãe e nossa Mãe.

O nosso padroeiro S. Tiago, está aos pés da mãe, replicando a aparição com que foi agraciado há 2000 anos em Saragoça. E a sua imagem aos pés da Mãe do céu, um convite para que também nós façamos o mesmo.

Bênção e Inauguração do memorial da Virgem do Pilar, Domingo, dia 26 de Julho às 10:30h, com a presença do nosso Bispo do Porto: D. Manuel Linda, estamos todos convidados para este grande dia.

Texto;

Pe. Felisberto;