Bispo do Porto celebra bênção do restauro da Igreja de Lustosa
No passado Domingo dia 30 de Novembro foi um dia muito feliz para paróquia de Lustosa. Fizemos a inauguração e bênção das obras de restauro nossa igreja paroquial e edifícios paroquiais (salão e residência). Foi uma obra que decorreu ao longo de três anos. Foi um tempo de trabalho árduo, pois começamos a obra com apenas seis mil euros e final o seu custo ultrapassou os seiscentos mil euros. No caderno de encargos constava a reabilitação do edifício, paredes interiores e exteriores, arqueologia no chão interior, soalho, tetos e telhado, ampliação do adro com novo pavimento e restauro dos muros limítrofes. Mas a maior fatia do orçamento foi para o restauro e conservação dos altares e respetivas imagens e restauro dos frescos que pela sua qualidade e antiguidade teve uma atenção especial dos técnicos de restauro.
O povo de Lustosa está de parabéns. Pois para conseguirmos cumprir com o plano de pagamentos, (não se ficou a dever nada a ninguém), fez-se durante um ano, mensalmente, peditórios porta a porta, e apesar da crise que coincidiu com o início das obras, as pessoas foram duma generosidade extraordinária. Contudo ainda faltava muito dinheiro, pelo que teve que se fazer cortejos, três em 2012 e mais dois em 2014. Estes cortejos renderam bastante pois iam em cada um em média noventa tratores de lenha e trinta carros de prendas para leiloar. Ao todo os cinco cortejos renderam cento e cinquenta mil euros. Também a Câmara Municipal e a junta de Freguesia estão de parabéns pelo apoio e acompanhamento que deram à obra.
Com a obra concluída chegou o dia de fazer a festa da inauguração. Pelas 15h00 do passado dia trinta de Novembro, o nosso bispo do Porto, Sr. D. António Francisco dos Santos, presidiu à celebração da dedicação da igreja e unção do altar. Concelebraram o pároco e alguns sacerdotes de paróquias vizinhas e três diáconos permanentes. No final houve festa no salão do centro social, onde o nosso bispo fez questão de estar presente a conviver com o povo. A paróquia ofereceu dois porcos no espeto e uma pipa de vinho e as pessoas trouxeram também merenda para partilhar.
Foi um dia bonito e de muita alegria para esta paróquia de Lustosa, agradecida ao sr. D. António pela sua presença, com alegria, diálogo e proximidade com as pessoas.