Indicações acerca da reabertura da Celebração Comunitária da Eucaristia na Paróquia de Lustosa

 

Caros Paroquianos,

O momento é de alegria. A partir do próximo dia 30 de maio vamos reunir-nos novamente, enquanto comunidade, para celebrar a eucaristia. É sem dúvida um momento de esperança e de expectativa depois de dois meses sem celebrar comunitariamente.

Mas, apesar desta alegria, este é também um momento de precaução e de cuidados.

Para podermos celebrar com segurança há que seguir todos os cuidados que nos são indicados pela Direção Geral de Saúde. Ainda que nos possam parecer estranhas estas são as medidas que nos permitem celebrar e reunir a comunidade com a confiança de não estar a contribuir para o agravamento da propagação da COVID-19. Para além das medidas indicadas pela Direção Geral de Saúde, especificamente para as celebrações eucarísticas, também a Conferência Episcopal Portuguesa convida todos os fiéis a fazerem por si próprios todos os possíveis para limitar esta pandemia e propõe algumas medidas de proteção.

Nos últimos dias o secretariado do conselho pastoral esteve a estudar estas medidas e a procurar a melhor forma de as aplicar à nossa Paróquia de Lustosa. As indicações que propomos a seguir são fruto de uma reflexão cuidada e respondem às referidas indicações de proteção, devendo ser seguidas como sinal de comunidade que se protege e protege o próximo.

Todas as eucaristias dominicais e feriais, com presença de fiéis na assembleia, serão celebradas na Igreja MatrizAs celebrações terão o seguinte horário:

Sábados 20h00  

Domingos

07h30

10h30

Dias de semana

Terças

18h00

Quintas

18h00


Porque teremos de cumprir com as nomas gerais do distanciamento, será necessário fazer algumas alterações à habitual organização das nossas eucaristias. 

As equipas de acolimento que irão ser criadas para coordenar o regresso às celebrações comunitárias irão organizar o espaço, assegurar que as medidas de segurança são cumpridas e evitar que haja quem não tenha lugar no espaço que é necessariamente mais reduzido do que o habitual. 

Não é desejável que haja paroquianos impedidos de entrar numa celebração, mas será necessário garantir que se respeitam as limitações do espaço e, por isso, apelamos a que todos possam cumprir com esta exigência e ajudar a divulgar esta informação.

Recordamos que todos os fiéis que estejam doentes ou com sintomas de doença (febre, tosse, dificuldade respiratória) não deverão ir à Missa. Todas as celebrações irão continuar a ser transmitidas pela Internet através dos meios televisivos habituais. Também os fiéis que pertencentes a grupos de risco são convidados a não frequentar a Missa dominical; por razões imperiosas, poderão ir à Missa durante a semana, em que normalmente há menos fiéis.

Agradeçemos a todos os paroquianos a sua compreensão e colaboração para que tudo corra pelo melhor e em segurança, de forma a conseguirmos sair de uma situação que, há uns meses, nos parecia impensável.

Nos próximos dias estaremos também a constituir equipas de voluntários que possam dar apoio a esta nova forma de organizarmos as nossas celebrações. Quem tenha disponibilidade, por favor manifeste-a pelo correio eletrónico paroquialustosa@mail.com.

É natural que ao longo dos próximos dias possamos ter de fazer ajustamentos àquilo que agora se anuncia. As circunstâncias que vivemos obrigam-nos a ter esta capacidade de adaptação. Iremos estar atentos a todas as necessidades e iremos procurar responder o melhor possível.


Em suma, há algumas regras que vamos ter de interiorizar:

Antes da Celebração

  • Limpar as mãos à entrada com produto desinfetante
  • Trazer e manter a máscara colocada durante toda a celebração
  • Respeitar a distância mínima de segurança indicada
  • Seguir as indicações da Equipa de Acolhimento para saber onde se deve sentar
  •  

Durante a celebração

  • Movimentar-se apenas nos espaços de circulação indicados
  • Manter-se no seu lugar durante toda a celebração
  • Só retirar a máscara para comungar e só é permitido comungar na mão
  • Respeitar a etiqueta respiratória
  • Se se sentir doente ou indisposto saia imediatamente
  •  

Depois da celebração

  • Seguir as indicações dadas pela Equipa de Acolhimento
  • Deixar a sua oferta à saída no local indicado para o efeito
  • Não parar junto à porta de saída e evitar reunir-se em grupos

Sejamos todos responsáveis, conscientes de que ao protegermo-nos estamos a proteger o próximo!

 

A Paróquia de Lustosa


27/05/2020